Ir para o conteúdo
Menu principal
Menu principal
mover para a barra lateral
Esconder
Navegação
Página principal
Mudanças recentes
Página aleatória
Ajuda do MediaWiki
RJGSWiki
Pesquisa
Pesquisar
Aparência
Crie uma conta
Entrar
Ferramentas pessoais
Crie uma conta
Entrar
Páginas para editores conectados
saiba mais
Contribuições
Discussão
Editando
Cooperativismo
(seção)
Página
Discussão
português do Brasil
Ler
Editar
Ver histórico
Ferramentas
Ferramentas
mover para a barra lateral
Esconder
Ações
Ler
Editar
Ver histórico
Geral
Páginas afluentes
Mudanças relacionadas
Páginas especiais
Informações da página
Aparência
mover para a barra lateral
Esconder
Aviso:
Você não está conectado. Seu endereço IP será visível publicamente se você fizer alguma edição. Se você
fizer login
ou
criar uma conta
, suas edições serão atribuídas ao seu nome de usuário, juntamente com outros benefícios.
Verificação contra spam.
Não
preencha isto!
== A economia solidária == A economia solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza centrada na valorização do ser humano e não na do capital. Tem base associativista e é voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços de modo autogestionado. Paul Singer (2002) explica que a economia solidária surgiu como resposta dos próprios trabalhadores à exploração capitalista. Para a economia solidária o trabalho é um meio de libertação humana, num processo de democratização econômica, criando uma alternativa à dimensão alienante e assalariada das relações de trabalho capitalista. Além disso, ainda de acordo com Singer (2002), a economia solidária possui uma finalidade multidimensional, isto é, envolve a dimensão social, econômica, política, ecológica e cultural. Isso porque, além da visão econômica de geração de trabalho e renda, as experiências de economia solidária se projetam no espaço público, no qual estão inseridas, tendo como perspectiva a construção de um ambiente socialmente justo e sustentável. Sabemos que no sistema capitalista há uma separação entre trabalho e posse dos meios de produção, ou seja, os trabalhadores dispõem de sua força de trabalho, enquanto os capitalistas controlam o capital e tudo o que é necessário para produzir, como máquinas, equipamentos, matéria-prima, etc. Contudo, as iniciativas solidárias negam essa separação, na medida em que nos empreendimentos solidários os próprios trabalhadores são os proprietários dos meios de produção, controlando-os através da autogestão, com fundamento na democracia (SINGER, 2002). Dessa forma, a economia solidária tem uma estreita relação com o cooperativismo, já que as cooperativas são essencialmente empresas solidárias. Através delas ocorre a emergência dos atores sociais, ou seja, a emancipação de trabalhadoras e trabalhadores como sujeitos históricos.
Resumo da edição:
Por favor, note que todas as suas contribuições em RJGSWiki podem ser editadas, alteradas ou removidas por outros contribuidores. Se você não deseja que o seu texto seja inexoravelmente editado, não o envie.
Você está, ao mesmo tempo, a garantir-nos que isto é algo escrito por si, ou algo copiado de alguma fonte de textos em domínio público ou similarmente de teor livre (veja
RJGSWiki:Direitos de autor
para detalhes).
NÃO ENVIE TRABALHO PROTEGIDO POR DIREITOS DE AUTOR SEM A DEVIDA PERMISSÃO!
Cancelar
Ajuda de edição
(abre numa nova janela)