Abnt
ABNT[editar]
Sobre[editar]
A Associação Brasileira de Normas Técnicas é uma entidade não governamental, Privada e sem fins lucrativos responsável pela implantação de parâmetros para coisas produzidas no Brasil.
O Início do Processo Quando surge a necessidade da normalização de determinado tema, a ABNT encaminha o assunto ao Comitê Técnico responsável, onde será exposto aos diversos setores envolvidos. Uma vez elaborado o Projeto de Norma com o assunto solicitado, ele é então submetido à Consulta Nacional. Neste processo, o Projeto de Norma, elaborado por uma Comissão de Estudo representativa das partes interessadas e setores envolvidos com o tema, é submetido à apreciação da sociedade. Durante este período, qualquer interessado pode se manifestar, sem qualquer ônus, a fim de recomendar à Comissão de Estudo autora a aprovação do texto como apresentado; a aprovação do texto com sugestões; ou sua não aprovação, devendo, para tal, apresentar as objeções técnicas que justifiquem sua manifestação.
Sendo assim, é muito importante ressaltar-mos que é também com a sua opinião que desenvolve-se o conteúdo dos Projetos em Consulta Nacional.
Isso se faz necessário para que possamos ter Normas Brasileiras que realmente representem os interesses da sociedade, bem como possam ser plenamente aplicadas e gerar todos os benefícios inerentes à normalização.
Missão[editar]
Prover a sociedade brasileira de conhecimento sistematizado, por meio de documentos normativos, que permita a produção, a comercialização e o uso de bens e serviços de forma competitiva e sustentável nos mercados interno e externo, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico, proteção do meio ambiente e defesa do consumidor.
Visão[editar]
Uma ABNT ágil que responda com eficiência às demandas do mercado e da sociedade, comprometida com o desenvolvimento brasileiro, de forma sustentável, nas dimensões econômica, social e ambiental. Premissas.
- Ser o Foro Nacional de Normalização, previsto no Sistema Brasileiro de Normalização (SBN), no âmbito do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro);
- Ter compromisso com as diretrizes estratégicas do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro);
- Ser o representante do Brasil nos foros sub-regionais, regionais e internacionais de normalização;
- Reconhecer como organismos internacionais de normatização a International Organization for Standardization(ISO), a International Eletrotechnical Comission (IEC) e International Telecommunications Union (ITU), o CODEX ALIMENTARIUS, Bureau Internationale de Poids e Mesures (BIPM), Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML), International Accreditadion Forum (IAF), International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e Organização Mundial do Comércio (OMC);
- Ser entidade não governamental, sem fins lucrativos e de utilidade pública, como agente privado de políticas públicas.Valores
- Atuar de forma isenta e ética, garantindo ampla participação da sociedade brasileira em suas áreas de atuação;
- Implementar um modelo de gestão que contemple os princípios da governança corporativa, comprometida com a proteção da reputação, da imagem e do patrimônio da Associação e de seus associados;
- Contribuir para a integração e para a inserção do Brasil no cenário internacional;
- Zelar pelas marcas da ABNT e pela propriedade intelectual de seus produtos;
- Buscar a autossustentação financeira, com base nas suas atividades-fim, desenvolvendo produtos e serviços e formas de captação de recursos;
- Orientar sua atuação de acordo com as políticas governamentais de desenvolvimento;
- Acompanhar e contribuir para o avanço do estado da arte nas suas áreas de atuação.
ABNT na produção acadêmica[editar]
As normas ABNT possuem uma importância fundamental para a produção acadêmica e científica que é a de manter um padrão uniforme na estrutura e apresentação dos trabalhos. Sendo assim, um trabalho produzido na região sul, por exemplo, possa ser facilmente compreendido em qualquer outra região do Brasil e do mundo.
Essa normalização evita que cada autor produza seu trabalho de acordo com suas preferências pessoais, o que criaria uma incompatibilidade entre toda a produção acadêmica. Além de dificultar muito a troca de conhecimentos e experiências, resultando numa barreira para o avanço científico e tecnológico nacional.Para evitar este cenário, as normas ABNT surgem como um conjunto de diretrizes que auxiliam no desenvolvimento de pesquisas e que são aceitas por todos os envolvidos nos meios acadêmicos e científicos. Dessa forma, é possível que todos os trabalhos tenham a mesma estrutura e aparência, facilitando o acesso às informações, a correção e a avaliação dos projetos.
Com isso, cria-se uma maior ordenação entre as comunidades científica e acadêmica, e promove o compartilhamento dos resultados obtidos através das pesquisas realizadas.
ABNT na formatação de monografias[editar]
Como falado acima, a ABNT confere maior uniformidade aos trabalhos elaborados. Desta forma, existem diversas regras e detalhes que devem ser seguidos na hora de escrever e formatar trabalhos como uma monografia, por exemplo.
Essas normas estipuladas pela ABNT costumam gerar diversas dúvidas em alunos de graduação, principalmente na reta final do curso. Para facilitar essa tarefa de aplicar as normas ABNT no seu trabalho e te ajudar a garantir uma boa nota final para o seu projeto, preparamos este guia que explica quais são as normas ABNT para monografias e como aplicá-las no seu TCC.
Diferenças entre MONOGRAFIA, TCC e ARTIGO CIENTÍFICO[editar]
Os termos TCC e monografia muitas vezes são usados como sinônimos, mas não são. Monografia é um TCC, mas um TCC não é necessariamente uma monografia.
O TCC como já vimos anteriormente é o Trabalho de Conclusão de Curso. E todo aluno universitário, deve desenvolver para demonstrar o conhecimento cientifico adquirido ao longo de sua graduação ou pós-graduação. Entretanto, o TCC pode ser apresentado de várias formas. As principais são: monografia, artigo cientifico, relatório de estágio, tese para doutorado e dissertação para mestrado. Enfim, exitem esses e vários outros tipos de trabalhos que são aceitos como TCC, a decisão de qual tipo deve ser feito depende do curso e da instituição de ensino.Uma monografia, na maioria da vezes, é feita por apenas uma pessoa e deve ser escrita em uma linguagem clara e objetiva, além de ter uma seqüência lógica das idéias sobre as pesquisas e os resultados obtidos.
O artigo pode se categorizar como um trabalho monográfico que se apresenta em forma sintética e objetiva. Usualmente um artigo se destina a publicações de órgãos, instituições ou revistas especializadas no assunto especifico. Um artigo pode se criar como resultado de uma pesquisa independente, ou o resultado de um desenvolvimento acadêmico. Quando se opte por um artigo, previamente deve se entender o tipo de formatação aplicável ao meio no qual vai ser publicado.
ESTRUTURA[editar]
- CAPA
- Nome da Instituição
- Curso
- Nome do Autor
- Titulo do trabalho (negrito)
- Cidade e Ano
- FOLHA DE ROSTO
- Nome do autor
- Título
- Cidade e ano
- Nota descritiva
- Nome do orientador
- Objetivo do trabalho
- DEDICATÓRIA (Opcional)
- RESUMO
- Deve ter de 150 a 500 caracteres
- Escrito na terceira pessoa do singular;
- Usar palavras chaves
ELEMENTOS TEXTUAIS[editar]
- INTRODUÇÃO
- Deve conter os temas tratados no trabalho, justificativas e procedimentos adotados.
- DESENVOLVIMENTO
- Devidamente o “corpo” do trabalho. Nele deve ser apresentado o conteúdo de forma ordenada.
- CONCLUSÃO
- É a recapitulação em síntese dos assuntos e resultados de pesquisas. Aconselha-se a citar e avaliar a contribuição deste para a sociedade.
ELEMENTOS PRÉ TEXTUAIS[editar]
- REFERÊNCIAS
- Anteriormente chamada de “Bibliografia” ou “referências digitais”. Aqui se listam toas as “fontes de conteúdo” utilizadas no desenvolvimento do trabalho.
- ANEXOS
- Local onde se depositam (com referencionamento) o material que não foi produzido pelo autor do trabalho ou pesquisa. Trata-se do material responsável por ilustrar a ideia.
- FONTE
- tamanho: 12
- cor do texto: preto.
- Tipo: Arial ou Times New Roman
- MARGENS
- Superior e Direita: 3cm;
- Esquerda e final da folha: 2cm.
- ENTRELINHAS
- 1,5 entrelinhas.NUMERAÇÃO DE PÁGINAS
- Folha de rosto e numerações deverão ser numeradas sequencialmente, a numeração deve estar sempre no canto inferior direito a 2 CM da borda.
- FÓRMULAS E EQUAÇÕES
- Devem ser numeradas com algarismos romanos incluindo parênteses.
- TABELAS
- Sempre devera conter a identificação na parte superior com a palavra "tabela".
- SITES
- Descrever o Link acessado e data de acesso.