Ir para o conteúdo
Menu principal
Menu principal
mover para a barra lateral
Esconder
Navegação
Página principal
Mudanças recentes
Página aleatória
Ajuda do MediaWiki
RJGSWiki
Pesquisa
Pesquisar
Aparência
Crie uma conta
Entrar
Ferramentas pessoais
Crie uma conta
Entrar
Páginas para editores conectados
saiba mais
Contribuições
Discussão
Editando
Umbanda
(seção)
Página
Discussão
português do Brasil
Ler
Editar
Ver histórico
Ferramentas
Ferramentas
mover para a barra lateral
Esconder
Ações
Ler
Editar
Ver histórico
Geral
Páginas afluentes
Mudanças relacionadas
Páginas especiais
Informações da página
Aparência
mover para a barra lateral
Esconder
Aviso:
Você não está conectado. Seu endereço IP será visível publicamente se você fizer alguma edição. Se você
fizer login
ou
criar uma conta
, suas edições serão atribuídas ao seu nome de usuário, juntamente com outros benefícios.
Verificação contra spam.
Não
preencha isto!
=== O Exú na Umbanda === E o Exú? Essa entidade tão controvérsa não teria o seu lugar também? Qual é o papel dessa entidade na Umbanda? Nos primórdios da nossa religião, o Exú era uma entidade que fazia parte da egrégora do terreiro, responsável por lidar com toda a energia negativa acumulada no ambiente ou retirada das pessoas que ali estiveram especialmente ao final da sessão. A ele também era confiada a segurança espiritual da “porteira” ou portão da casa e do pátio. Não se tratava de um “serviçal”, mas sim de um espírito que contribuía de maneira apropriada, lidando com as energias mais densas. As manifestações de Exú durante as sessões eram curtas e rápidas, pois sua linha de trabalho não se assemelhava muito à dos demais espíritos que atuavam no mundo, como Caboclos e Pretos Velhos. Entretanto, sua contribuição permanece essencial até os dias de hoje, especialmente no que diz respeito ao “descarrego”. Com o passar do tempo, seguindo o caminho natural da Umbanda que é a luz e o caminho da evolução, os Exús conseguiram trilhar seu próprio caminho e estabelecer uma linha de trabalho desagregada, que chamamos de “Quimbanda”. Hoje, o Exú continua cumprindo a mesma função? Sim. Ele ainda realiza essa atividade por sua natureza. No entanto, o aprimoramento que alcançam lhes capacita a lidar melhor com os acontecimentos, aproximando-se mais das características humanas, conquistando prestígio e luz em suas atribuições. Podemos afirmar que, atualmente, o Exú pode ser encarado como um “amigo” ou “compadre”, como é comumente chamado. Ele é um guardião da sua espiritualidade e da sua integridade física, pois se encontra em um patamar mais próximo à nossa dimensão. Eles se mostraram merecedores e conquistaram seu espaço.
Resumo da edição:
Por favor, note que todas as suas contribuições em RJGSWiki podem ser editadas, alteradas ou removidas por outros contribuidores. Se você não deseja que o seu texto seja inexoravelmente editado, não o envie.
Você está, ao mesmo tempo, a garantir-nos que isto é algo escrito por si, ou algo copiado de alguma fonte de textos em domínio público ou similarmente de teor livre (veja
RJGSWiki:Direitos de autor
para detalhes).
NÃO ENVIE TRABALHO PROTEGIDO POR DIREITOS DE AUTOR SEM A DEVIDA PERMISSÃO!
Cancelar
Ajuda de edição
(abre numa nova janela)