Editando
Umbanda
(seção)
Ir para navegação
Ir para pesquisar
Aviso:
Você não está conectado. Seu endereço IP será visível publicamente se você fizer alguma edição. Se você
fizer login
ou
criar uma conta
, suas edições serão atribuídas ao seu nome de usuário, juntamente com outros benefícios.
Verificação contra spam.
Não
preencha isto!
=== Por que “Umbanda”? === A etimologia da palavra “Umbanda” vem de “Um” (Deus o único arquiteto do universo) e “banda” que significa “turma” ou “grupo”. A interpretação literal do significado da palavra seria algo como: “A banda do Um” ou adaptativamente “O povo que segue ao Deus único” assemelhadamente. A história que temos nos remete a data de 15 de Novembro do ano de 1908 quando dentro da Federação espírita do Estado do Rio de Janeiro, na cidade de Niterói manifestou-se no médium Zélio Fernandinho de Moraes uma série de espíritos ancestrais como caboclos e pretos velhos. Esses espíritos foram acolhidos, mas não tão bem recebidos quanto se imaginava. O dirigente da sessão na ocasião teria classificado-os como “atrasados” denotando uma visão eurocêntrica e preconceituosa sobre tudo aquilo que não tivesse raízes europeias. Solicitou então que eles se retirassem. Neste momento houve a manifestação de um espírito que se autodenominou “Caboclo das Sete Encruzilhadas” que saiu em defesa destes espíritos considerados inferiores declarando que se ali não houvesse espaço e respeito para que eles pudessem cumprir a sua elevada missão então eles migraram para uma nova doutrina. A senda declarada pelo Caboclo Sete Encruzilhadas teve início na da casa do médium Zélio na Rua Floriano Peixoto, Bairro Neves, no município de São Gonçalo/RJ. Não obstante podemos associar este caboclo ao primeiro Exú de Umbanda, vista que o principal papel de Exú é a abertura de caminhos e este deu o passo inicial para o nascimento da Umbanda. Em seguida iniciou-se de forma gradativa a abertura das “Tendas de Umbanda” em diversos lugares. A Umbanda, mesmo em si, iniciou-se no século 18 antes dela já ocorriam outros cultos espiritualistas, como o “Catimbó”, “Macumba”, “Xangô”, “Juremá” e o “Calundu” o que culminaram no ocorrido no dia 15 de novembro. Entretanto as bases da nossa doutrina estão arraigadas na ancestralidade fato em comum com a Nação dos Orixás.
Resumo da edição:
Por favor, note que todas as suas contribuições em RJGS Wiki são consideradas como lançadas nos termos da licença Creative Commons Zero (Domínio público) (veja
RJGS Wiki:Direitos de autor
para detalhes). Se não deseja que o seu texto seja inexoravelmente editado e redistribuído de tal forma, não o envie.
Você está, ao mesmo tempo, garantindo-nos que isto é algo escrito por você mesmo ou algo copiado de uma fonte de textos em domínio público ou similarmente de teor livre.
NÃO ENVIE TRABALHO PROTEGIDO POR DIREITOS AUTORAIS SEM A DEVIDA PERMISSÃO!
Cancelar
Ajuda de edição
(abre numa nova janela)
Menu de navegação
Ferramentas pessoais
Não autenticado(a)
Discussão
Contribuições
Crie uma conta
Entrar
Espaços nominais
Página
Discussão
português do Brasil
Visualizações
Ler
Editar
Editar código-fonte
Ver histórico
Mais
Pesquisa
Navegação
Página principal
Mudanças recentes
Página aleatória
Ajuda do MediaWiki
Ferramentas
Páginas afluentes
Mudanças relacionadas
Páginas especiais
Informações da página